terça-feira, maio 01, 2007

O olhar psicopedagógico diante da modalidade de aprendizagem

Sabemos que as experiências vividas pela criança entre os sete e onze anos de idade terão um significado decisivo em sua vida adulta. Sua vivência em termos de produção e da forma de se relacionar com os que a rodeiam, tanto na vida escolar como na vida familiar, mostram tendências de um estilo de vida no futuro.

A partir do momento em que a criança ingressa na escola, deixando de conviver apenas com seus pais (ou cuidadores), ela inicia uma nova fase em sua vida, fase na qual passa a perceber que no mundo existem muitas outras pessoas que pensam e agem de maneiras muito diferentes daquelas com que está habituada. Outras exigências, estabelecidas pela própria escola e pelo novo grupo social, começam a surgir e a fazer parte de sua vida.

Todos os fatores mencionados acima assumirão uma função estruturante, atuando na formação da personalidade desta criança em desenvolvimento. É desde este momento que podemos ter uma indicação de sua modalidade de aprendizagem.

“A modalidade de aprendizagem é como uma matriz, um molde, um esquema de operar que vamos utilizando nas diferentes situações de aprendizagem”. (Alicia Fernandez, 1991)

Sabemos que o ser humano age de acordo com o inventário genético que traz consigo e de acordo com o meio onde vive. Diante desse fato, não podemos simplificar sua existência analisando-a sob um único ponto de vista. Faz-se necessário uma observação mais detalhada, levando em consideração as emoções, os desejos, as angústias, os sonhos, as ilusões, as frustrações , as alegrias e os sofrimentos pelos quais o ser humano passa.

Voltando nosso foco para o sujeito-aprendente, podemos afirmar que se ele brinca bem, ele aprenderá bem. Porém, para brincar bem é preciso que a criança esteja tranqüila, que ela sinta que pode transformar o real utilizando o jogo simbólico, enfim, que ela se autorize a criar.

Cabe ao Psicopedagogo auxiliar o indivíduo a superar seu problema, fazendo-o perceber o prazer que lhe pode proporcionar a aprendizagem, favorecendo-lhe o des-cobrimento de sua capacidade criativa, de sua subjetividade.

1 Comments:

At 9:32 PM, Blogger Unknown said...

Obrigada por sua contribuição na informação postada de forma clara objetiva de contúdo valioso principalmente para nós psicopedagogos que tanto necessitamos de informação e inovação.

Parabéns eu ADOREI.

Ercília Alcântara

 

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